"No final, descobrimos que a única condição para a vida existir é a morte". (Saramago, 2005)
Faleceu hoje, aos 87 anos, o escritor português vencedor do prêmio Nobel de literatura, José Saramago.
Autor de livros polêmicos como "O evangelho segundo Jesus Cristo" que vendeu mais de 200 mil exemplares, Saramago também viu seu livro "Ensaio sobre a cegueira", com mais de 300 mil exemplares vendidos, ser transformado em filme, sob direção do brasileiro Fernando Meirelles. Na ocasião da estréia do filme, o escritor chegou a chorar de emoção, fato que mostra um pouco da personalidade do escritor que, apesar de posições duras na política ou em questões religiosas, era de uma imensa doçura e sensibilidade que transparecem também em seus escritos.
Apesar da avançada idade, o escritor continuou trabalhando até o último momento. Seu último livro foi publicado há apenas dois anos "A viagem do elefante" (2008) e ainda contava com um blog no qual escrevia regularmente.
Sua última postagem no blog data de hoje, 18 de julho, mesmo dia de sua morte. Suas últimas palavras atentam à necessidade da reflexão e filosofia no mundo atual. Veja suas ultimas palavras no blog http://caderno.josesaramago.org/2010/06/18/pensar-pensar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário